Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Efeito Estufa

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de abril de 2016 - 21:11
O efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. Este fenômeno é essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência dos seres vivos. Sem o efeito estufa natural, a Terra seria muito fria, o que impossibilitaria o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. 
O efeito estufa dá-se da seguinte forma: os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Desta forma, cerca de 35% da radiação é refletida de volta para o espaço, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. 
Exemplo: uma estufa é um lugar úmido, abafado. Os gases do efeito estufa (GEEs), misturando-se à atmosfera, comportam-se como uma estufa, retendo o calor solar próximo à superfície terrestre. O aumento do efeito estufa tem sido ocasionado pela derrubada e pela queimada das florestas, que são de grande importância para a natureza por agirem regulando a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Com essas queimadas e derrubadas das florestas, tem-se como resultado o aumento da temperatura terrestre.
Outro fator de aumento do efeito estufa é a queima de combustíveis fósseis, a queima de óleo diesel e gasolina nos grandes centros urbanos, causando a concentração de dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono em determinadas regiões da atmosfera, o que impede a dissipação do calor.
Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta. Pesquisadores avaliam todos os resultados deste efeito estufa elevado e trazem estudos que comprovam que problemas futuros maiores poderão atingir o planeta, caso esta situação persista. 
Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras, alagamento de ilhas e regiões litorâneas, tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.
Cada um de nós é responsável pela emissão de uma parcela de CO2 para a atmosfera, pois consumimos produtos industrializados e usamos carros ou ônibus para nos locomover. É preciso repensar um novo programa de educação ambiental para o mundo. 
“O AQUECIMENTO GLOBAL PODERÁ SER SANADO QUANDO, ENTRE OUTRAS COISAS, HOUVER UM CRESCIMENTO GLOBAL DE MENTALIDADE”. (VERÍSSIMO ANDRADE) – Preserve o meio ambiente –

Matérias Relacionadas