Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

SG oferece transporte para tratamento de deficientes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de maio de 2016 - 20:01
Seu Dionísio é um dos 2,5 mil atendidos pelo programa
Seu Dionísio é um dos 2,5 mil atendidos pelo programa -

Quarenta e cinco degraus, uma ladeira e uma rua reta, cerca de 500 metros alternados em terreno íngreme. Este é o caminho que o aposentado Dionísio Roberto, de 60 anos, precisa fazer para sair da sua residência, na Rua Ilva Reis, até chegar ao ponto de ônibus, na Rua Pio Borges, no Pita. Todo trajeto seria feito com facilidade se ele não tivesse um problema: mobilidade reduzida causada pela amputação da perna esquerda. Para realizar o tratamento de reabilitação, ele conta com o apoio do Transporte Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente, o município tem 2,5 mil cadastrados no programa que com 15 veículos aptados e realiza cerca de 1,2 mil atendimentos ao mês. Entre os pacientes, estão em sua maioria pessoas que fazem reabilitação, mas também conta com pacientes que realizam quimioterapia, diálise, radioterapia, entre outras especialidades em 15 clínicas e hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) de várias cidades.

É o caso de Dionísio, que em 2012 bateu com a perna em um “gelo baiano” na calçada e abriu uma ferida que jamais cicatrizou. Em fevereiro de 2015 teve a perna amputada, momento de apreensão na vida do aposentado.

Próximo do aniversário de 61 anos, que serão completados nesta segunda-feira, o aposentado comemora. Segundo ele, não poderia ter presente melhor que a prótese que conseguiu através do SUS.

“Esse é meu melhor presente. De muletas, quando está chovendo, não consigo descer a ladeira. Agora, com minha total independência, terei mais motivos para comemorar”, conta.

O Transporte Fora de Domicílio funciona na Avenida Presidente Kennedy, 207, Centro, e atende no número 3856-0166.

Matérias Relacionadas